sexta-feira, 29 de maio de 2009

Alimentação



A alimentação saudável é aquela capaz de oferecer todos os nutrientes necessários para o corpo humano, promovendo saúde e bem-estar. Uma boa alimentação é importante para todas as pessoas, pois é a partir dos alimentos que o organismo retira os nutrientes necessários para seu crescimento e desenvolvimento, manutenção de tecidos, resistência às doenças. (NEUTZLING et al, 2007)
Segundo RAMALHO (2000) os hábitos alimentares e as necessidades nutricionais do homem contemporâneo começaram a ser estabelecidos no passado pré-histórico, e as práticas alimentares sofreram adaptações muitas vezes para hábitos pouco saudáveis, o que constitui desvantagem para a saúde. (RAMALHO, SAUNDERS 2000).
No Brasil os hábitos alimentares, particularmente em crianças de 10 18 á um excesso de consumo de açúcar e presença insuficiente de frutas, hortaliças cereais integrais na dieta. Esses comportamentos alimentares, associados com diminuição dos níveis populacionais de gasto energético, são consistentes com a importância crescente de doenças crônicas não-transmissíveis. (NEUTZLING et al, 2007)
Práticas alimentares sofreram adaptações muitas vezes para hábitos pouco saudáveis, o que constitui desvantagem para a saúde, associando-se muitas vezes com os desvios ponderais e desenvolvimento de deficiências nutricionais múltiplas ou específicas. (RAMALHO, SAUNDERS 2000).

Nenhum comentário:

Postar um comentário