sexta-feira, 29 de maio de 2009

Atividade física

Grandes vantagens apresentadas pela atividade física em crianças têm suporte em estudos científicos: onde as crianças são mais saudáveis, têm menos excesso de peso, apresentam um melhor desempenho cardiovascular e um número menor de crises de asma, além de apresentarem uma maior densidade óssea. Esses efeitos são transferidos à vida adulta. (ALVES; et al 2006)
Um dos exercícios recomendados e a natação, segundo ALVES et al (2006) a quantidade e a qualidade das aulas de educação física na escola, a participação em programas esportivos fora do ambiente escolar, a indicação médica, o incentivo dos pais são alguns aspectos ocorridos no período da infância que podem influenciar a adesão à prática de exercício físico na vida. (ALVES et al 2006)
A resistência da água ou arrasto é a principal força a ser vencida durante a locomoção aquática. Como a densidade da água é aproximadamente 800 vezes maior que a do ar, isso requer elevado gasto energético. Outra importante característica da locomoção aquática é a grande quantidade de energia que é transferida para a água durante a realização do movimento. Ao contrário da maioria das atividades terrestres, onde o impulso é realizado contra a terra que não pode ser acelerada, durante a natação a propulsão é feita contra a água, a qual pode sofrer aceleração. (CAPUTO et al., 2006)
A composição corporal e a força muscular podem tanto refletir o estado de saúde como predizer o desempenho em determinadas modalidades esportivas. (SCHNEIDER; MEYER, 2005)
As modificações que ocorrem da infância para a adolescência são importantes, pois concernem a mudanças nas características morfológicas, fisiológicas e capacidades mecânicas. Crianças tendem a flutuar com menor torque passivo que adultos, principalmente pela menor distância entre o centro de massa e o centro de flutuação, que são os dois pontos que interferem na posição em que o indivíduo fica ao ser submerso na água. (CAPUTO et al., 2006)

Nenhum comentário:

Postar um comentário